Inscrições Cursos

Data de realização: 3 e 4 de novembro de 2017, das 9:00 às 18:00 horas

Carga horária: 16 horas

Vagas limitadas: 15

Inscrições: 21/07 até 04/11.

Investimento: 1.200,00.

*Para participantes do SLACA investimento de: 900,00. Valores recebidos até dia 30/10. Após esta data valores sujeitos a alteração.

Ementa

A relação estabelecida entre os antioxidantes, manutenção da saúde e prevenção de doenças desperta cada vez mais o interesse da comunidade científica e dos consumidores. Os compostos antioxidantes, naturalmente presentes em frutas e vegetais, apresentam aplicabilidade na indústria alimentícia, como ingredientes funcionais e aditivos de preservação, além de serem empregados nas indústrias farmacêutica e cosmética. Desta forma, torna-se relevante o estudo destes compostos bioativos. A quantificação dos antioxidantes e avaliação do potencial antioxidante em extratos vegetais e alimentos podem ser realizadas através de diferentes técnicas. Neste contexto este curso abordará a determinação de fenóis totais, flavonoides totais e antocianinas monoméricas e as análises antioxidantes através dos ensaios DPPH, TEAC e ORAC.

Data de realização: 4 de novembro de 2017, das 9:00 às 13:00 horas

Carga horária: 4 horas

Vagas limitadas: 25

Inscrições: 04/08 até 01/11

Investimento: 500,00

*Para participantes do SLACA investimento de R$350,00. Valores recebidos até 30/10. Após esta data valores sujeitos a alteração.

Dra. Wendy Parr é professora na Lincoln University (Nova Zelândia), possuindo dois PhD’s: um em Psicologia (Universidade de Otago) e outro em Ciência do Vinho (Universidade de Lincoln). Atualmente é a cientista mais influente no campo de estudos dos fenômenos psicológicos aplicados na compreensão de percepções sensoriais e na interação entre o que pensamos e o que realmente sentimos. É membro da “Association of Australasian Chemosensory Science” e é editora associada da prestigiada revista científica “American Journal of Enology and Viticulture”. Os temas mais abordados em seu cotidiano científico são: avaliação sensorial do vinho, aspectos psicológicos da percepção do sabor e aroma, vinhos Sauvignon Blanc, percepção, memória, categorização e comportamento de julgamento. Contribui com cientistas e Universidades do mundo inteiro, sendo as principais, da França, Inglaterra, Austrália, China, Canadá, Chile entre outros; sendo o Brasil (UNICAMP) foco de colaborações recentes. Ministrou palestras em congressos e reuniões científicas ao redor do mundo, dentre eles o Simpósio Mundial de Vinhos de Bordeaux na França em 2015.

Ementa

O objetivo do curso é fornecer aos participantes uma visão dos processos sensoriais e cognitivos (mentais) subjacentes à avaliação sensorial do vinho. O curso terá duas partes:

1) delineamento dos processos sensoriais e cognitivos (mentais) envolvidos quando percebemos, categorizamos, lembramos e julgamos vinhos. Isso incluirá discussão sobre o que se entende por sabor e sensação em boca, bem como o que sabemos sobre os conceitos mais abstratos de qualidade e complexidade; explicar a interação sensorial de componentes de sabor (por exemplo, como o cheiro de morango pode influenciar a percepção do sabor da doçura); esclarecer por que as pessoas diferem quando cheiram e saboreiam o mesmo vinho; como nossas mentes podem "nos atrapalhar", isto é, como nossos processos cognitivos e emocionais podem superar nossos processos sensoriais para nos atrapalhar quando julgamos os vinhos, mesmo quando possuímos experiência substancial em vinhos.

2) degustação de vinhos e exercícios sensoriais com o objetivo de exemplificar alguns dos conceitos descritos acima. Nesta fase do curso incidirá a demonstração de métodos para a caracterização de vinho varietal Sauvignon Blanc, incluindo a discussão de: (i) as diferentes expressões (ou seja, diferentes perfis de sabor) de vinhos da mesma variedade de uva em função da origem, isto é, quando produzido em diferentes locais geográficos ou terroirs); (ii) demonstração de diferenças entre provadores sobre como eles percebem e conceitualizam um vinho em particular; e (iii) uma breve visão geral dos métodos que os profissionais sensoriais usam para a avaliação sensorial do vinho, incluindo como eles podem ser adaptados para a avaliação sensorial do vinho em contextos industriais (vinícola).

*Lembramos que este curso será ministrado em inglês

Data de realização: 4 de novembro de 2017, das 14:00 às 18:00 horas

Carga horária: 4 horas

Vagas limitadas: 25

Inscrições: 04/08 até 01/11

Investimento: 500,00

*Para participantes do SLACA investimento de R$350,00. Valores recebidos até 30/10. Após esta data valores sujeitos a alteração.

Dr. Dominique Valentin é professora na Université de Bourgogne (França), possuindo PhD em Behavioral and Brain Sciences (University of Texas at Dallas - USA). Atualmente é professora da Escola Superior de Ciências Agronômicas e da Alimentação da Universidade da Borgonha e diretora da equipe científica “Cultura, expertise e percepção” do Centro de Ciências do Gosto e da Alimentação, à Dijon, França. É membro da “Associação Espanhola de Análise Sensorial”, editora associada da prestigiada revista científica “Food Quality and Preference” e mentora do primeiro congresso de análise sensorial do Sudeste Asiático: SPISE. Uma das maiores especialistas mundiais em psicologia da percepção e análise sensorial, mentora e presidente do mestrado profissional ESCAI da Universidade da Borgonha, o primeiro especializado em Análise Sensorial e que formou os profissionais atuantes hoje em dia nas maiores indústrias de alimentos, sensoriais e de fragrâncias e perfumes do mundo. Orientou mais 19 teses de doutorado e colabora cientificamente com mais de 30 países, dentre eles, Coréia do Sul, África do Sul, Romênia, Nova Zelândia, México, Austrália, Vietnã, Espanha, China e, a partir de 2017, Brasil (UNICAMP). Possui mais de cinco mil citações e os temas mais abordados em seu cotidiano profissional são: cognitive psychology, chemo perception, wine expertise and effect of culture on food choice.

Ementa

Em resposta à demanda industrial para desenvolver métodos rápidos e econômicos para descrever os atributos sensoriais do produto, foram propostas novas ferramentas sensoriais sob o nome de métodos rápidos. Essas ferramentas podem ser classificadas em duas famílias: métodos verbais (perfil flash, check-all-that-apply e pivot profile) e métodos baseados em similaridades (free sorting, projective mapping aka napping, and polarized sensory profile). Este curso fornecerá uma cobertura abrangente desses métodos, incluindo algumas aplicações e análises de dados. Maior atenção será dada ao pivot profile e o uso de vinhos como objeto de análise.

*Lembramos que este curso será ministrado em inglês

Data de realização: 04 de Novembro de 2017, das 8:30 às 17:30.

Carga horária: 8 horas

Vagas limitadas: 40

Inscrições: 14/08 a 30/10

Investimento: Profissionais: 1.000,00 reais; Estudantes: 800,00 reais;

* Para participantes do SLACA investimento de 650,00 para profissionais e 450,00 para estudantes. Valores incluem o livro “Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos”. Valores recebidos até 30/10. Após esta data valores sujeitos a alteração.

 

Engenheira de Alimentos, mestre e doutora pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da UNICAMP, realizando parte de seu mestrado em Toulouse na França e parte do seu doutorado em Reading na Inglaterra. Docente da FEA desde 1989 vem se dedicando ao estudo, ensino e aplicação da ferramenta estatística Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos, também conhecida como DOE (Design of Experiments). Em 2005 publicou o livro “Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos”, juntamente com o Prof. Dr. Antonio Francisco Iemma, titular em estatística da ESALQ. O livro foi lançado em 2014 na versão em inglês pela CRC Press Francis & Taylor. Em 2009 aposentou-se para constituir a empresa PROTIMIZA e se dedicar exclusivamente ao treinamento in company e consultoria na utilização desta ferramenta em desenvolvimento de produtos e processos e produção em diversas empresas, universidades e instituições: UNILEVER (5 cursos), NATURA (4 cursos), CRISTÁLIA FARMOQUÍMICA (3 cursos), LIBBS Farmacêutica (3 cursos), DuPont, EMS Farmacêutica, CTC – Centro de tecnologia Canavieira, PEPSICO, PETROBRÁS, BOSCH, BRASKEM, BUNGE, CARGILL, DIXIE-TOGA/BEMIS, CTA - Instituto de Aeronáutica e Espaço, FIOCRUZ – Farmanguinhos, EMBRAPA-RJ, EMBRAPA Agroenergia – Brasília, UFRJ, UFSCAR, UFSC, UFMG, UFBA, UFS, UEFS, UNAD-Colômbia, UNJU- Argentina. Em 2014 lançou o software Experimental Design para tratamento dos dados de DOE (http://experimental-design.protimiza.com.br/).

Compromisso Social do SLACA

Desde o lançamento da 1ª. edição do livro de “Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos” no SLACA de 2005, o Comitê Organizador do evento vem apoiando a Profa. Maria Isabel Rodrigues não só na questão acadêmica, dando espaço para divulgação de suas atividades profissionais, bem como auxiliando-a no seu trabalho voluntário que realiza em Campinas desde 1995 junto à AMIC – Amigos da Criança (www.amic.org.br), instituição que mantém três educandários em regiões de maior vulnerabilidade social, com 1.300 crianças atendidas diariamente, dentre outras inúmeras atividades de inclusão social. O SLACA reverte desde então os valores do curso ministrado pela professora M. Isabel a essa instituição, como forma de mais um compromisso com a sociedade, realizando sua ação de Responsabilidade Social com muita alegria e satisfação.

Ementa

Apresentar aos profissionais que atuam em pesquisa, desenvolvimento e produção a metodologia de planejamento experimental e análise de superfície de resposta. O método “Tentativa e Erro” tem sido considerado ultrapassado: além do gasto de tempo e material, nem sempre é possível avaliar o efeito das variáveis nas respostas desejadas e/ou alcançar as condições otimizadas com confiabilidade na resposta obtida. Esta ferramenta estatística, se bem utilizada, fornece maior confiabilidade na interpretação e discussão dos resultados, e vem sendo considerada eficaz e indispensável, tanto para o desenvolvimento de processos e produtos como para o melhoramento dos já existentes. Será abordada a estratégia adequada em função dos fatores envolvidos, bem como os perigos do uso desta metodologia sem o conhecimento dos fundamentos, através de estudos de casos reais.

O curso será baseado no livro: “Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos” (autores: M. Isabel Rodrigues e Antonio Francisco Iemma, 3ª. edição, 2014).

livros

 

Maiores informações acesse o site: http://experimental-design.protimiza.com.br/